Todos contra a dengue - Ministério da SaúdeApós a realização do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira), a secretaria de Saúde de Ilhéus está desenvolvendo uma série de ações do programa de combate a dengue. O Lira, realizado na primeira semana deste mês, revelou um índice de infestação de 15,9%, o que indica situação de risco. Nesse sentido, a secretária de Saúde, Ledívia Espinheira, comentou que a partir de outubro do ano passado, quando foi feito o último levantamento, nada foi operado para combater o vírus, pois os profissionais do setor não tinham material para trabalhar.

“Para a realização do Lira, agora, disponibilizamos o material adequado, carros, fichas e todo o suporte necessário para atender as necessidades dos agentes”, afirmou Ledívia. A partir do resultado obtido, a secretaria intensificou a supervisão direta e indireta do trabalho de campo, que envolve a participação de 120 agentes comunitários de endemias, e o atendimento às denuncias da população nas zonas Norte, Sul, Oeste e Centro da cidade.

Segundo Patrícia Dickie, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a equipe está fazendo também o bloqueio de transmissão com máquina costal (pulverização) para os imóveis com notificação de dengue, mutirões quinzenais de conscientização e faxinaço nas localidades com alto índice de infestação, aos sábados, e implantação da equipe de monitoramento em pontos estratégicos como cemitérios, construções, sucatas, entre outros.
R2CPRESS